A Etiqueta
O Aikido Tradicional segue um estrito código de etiqueta que todos os alunos devem respeitar.
Estas regras têm como objectivo indicar uma série de procedimentos que devem ser seguidos dentro do Dojo de forma a propiciar um espírito marcial mais apurado, uma disciplina mais definida e um ambiente de treino sóbrio, fazendo parte da própria arte marcial. Assim, os principiantes devem seguir os seus colegas no cumprimento deste código.
- Todos os praticantes e não praticantes devem fazer uma ligeira vénia ao entrar e sair do Dojo.
- Os espectadores não devem fumar, beber, mastigar, falar alto e fazer outros ruídos ou gestos abusivos dentro do Dojo.
- Os praticantes devem andar calçados até à beira dos tapetes. Se andarem descalços fora do tapete devem limpar os pés antes de entrar neles; é aconselhado o uso de chinelos.Não se deve deixar os chinelos junto dos do professor. Deve sempre guardar um espaço livre junto à entrada do Dojo, do lado esquerdo, estando virado para o Kamisama.
- Quando se entra no tapete, deve-se fazer a saudação em seiza, dizendo onegaishimasu. Se houver algum Sempai dentro do tapete deve fazer-se a saudação em alto e bom som.
- Quando o Dai Sempai entra no Dojo, deve-se interromper o que se está a fazer para fazer a saudação.
- Antes do início do treino, os alunos devem fazer o aquecimento ou treinar com alguém.
- Antes do treino, cada pessoa deve pensar com quem quer treinar. Por regra deve-se treinar com alguém mais graduado. Caso não seja possível, as pessoas sem par devem rapidamente encontrar-se e iniciar o treino. Não devem esperar que os mais graduados os encaminhem. Nunca se pede para treinar com o professor.
- Na vénia entre dois praticantes, os menos graduados curvam-se primeiro e levantam-se depois.
- Os tapetes devem ser limpos antes e depois das aulas. Os kohai devem sempre assumir os afazeres dos Sempai.
- Antes do professor entrar no tapete todos os alunos já devem estar sentados em seiza.
- A saudação tradicional consiste em: duas vénias, quatro palmas e uma terceira vénia. No fim da terceira vénia, ainda curvados, todos dizem onegaishimasu. Os praticantes devem permanecer curvados esperando que o professor se volte para eles. Após o professor se voltar, todos dizem novamente onegaishimasu.
- Todo o praticante que chegar atrasado deverá cumprir o ritual por si mesmo, e depois pedir licença ao professor para praticar.
- O Aikido pratica-se com espírito forte e com Kiai, mesmo quando se treina devagar. Os praticantes que sofram de problemas de saúde devem treinar muito devagar, ou mesmo parar se necessário. Se o praticante estiver com dificuldade em prosseguir o treino, deve afastar-se e sentar-se em seiza ou, na impossibilidade de o fazer, manter-se de pé sem cruzar os braços.
- Na eventualidade de um praticante magoar inadvertidamente um outro devem ambos dizer, em seiza, gomenasai.
- Durante o treino NÃO SE FALA. Não se fazem perguntas ao professor (o Fundador nunca autorizou que durante um treino se pusessem dúvidas teóricas ou questões sobre as técnicas). Não se devem trocar impressões com o parceiro de treino acerca das técnicas a realizar. Em caso de dúvidas procura-se ver alguém mais experiente ou, no fim da classe, pede-se o esclarecimento a um Sempai.
- Se durante a classe algum praticante tiver urgência em sair do tapete por um momento, deve pedir autorização ao professor e, antes de sair, fazer uma ligeira vénia em pé; fará o mesmo ao reentrar no tapete.
- No final da aula faz-se a mesma saudação tradicional, com um agradecimento. Todos dizem domo arigato gozai mashita.
- Depois de o professor se levantar e sair, os alunos que praticaram juntos devem agradecer em seiza dizendo domo arigato gozai mashita. São os menos graduados que procuram os mais graduados para agradecer.
- Antes ou depois do treino os alunos não devem conversar dentro do tatami numa atitude descontraída.
- Dentro do tatami os alunos devem estar de pé ou em seiza. Nunca numa posição de descanso. Se algum Sempai estiver em seiza, os kohai também devem se colocar em seiza, exceptuando se estiverem a treinar.