Associação Portuguesa Aikishurendojo
A Associação Portuguesa Aiki-Shuren Dojo foi constituída a 16 de Janeiro de 1989 (publicação no Diário da Républica, III Série, n.º 39, de 16/02/1989). É uma associação sem fins lucrativos, de natureza cultural, educacional e desportiva, que visa desenvolver a prática do Aikido Tradicional (Iwama Ryu Aikido), mantendo-se directamente ligada ao Dojo de Iwama.
É seu objectivo divulgar o Aikido num plano de aprendizagem e intercâmbio educacional, cultural, desportivo e técnico, sem prejuízo da autonomia e independência dos sócios filiados, perante todos os organismos nacionais e internacionais.
São sócios da A.P.A.S.D., os sócios fundadores, clubes, associações e pessoas singulares, praticantes de Aikido tradicional, não integradas em organismos similares e que se identifiquem com o objecto e natureza da Associação.
A A.P.A.S.D. é a única associação de Aikido em Portugal que envia regularmente os seus instrutores e praticantes ao Japão e a estágios internacionais.
Porquê Aiki-Shuren Dojo?
"É muito engraçado (Risos). Nós costumávamos massajar Saito Sensei antes do início de cada aula, Sensei chegava meia hora antes e íamos para a cozinha velha, a de O'Sensei. Sensei deitava-se no chão e nós massajávamo-lo, o que servia de aquecimento para ele e para nós (Risos), porque ficávamos completamente a suar uma vez que Sensei gostava de ser massajado com vigor.
Então, numa dessas vezes, Sensei começou a sugerir vários nomes para o meu dojo em Portugal e acabou por escolher Portugal Aiki-Shuren Dojo - "Este é que é o nome correcto para chamares ao teu dojo em Portugal".
O que é engraçado é que foi através da massagem que ele foi dando nomes para o dojo. Eu sabia que estava lá escrito, à porta do dojo de Iwama, o mesmo nome - Aiki-Shuren Dojo, mas não sabia muito bem a importância que isso tinha. Mais tarde é que fiquei a saber a importância de se chamar Aiki-Shuren Dojo, pois significa a prática austera da Via do Aiki e ter esse nome significa muita coisa, significa que se realmente queremos merecer o nome, temos que praticar de uma certa forma. Se Sensei deu este nome é porque queria que seguíssemos a Via da prática austera do Aikido, que é a forma como se pratica lá em Iwama. Nós temos tentado, mas é difícil, muito difícil mesmo".
Tristão da Cunha